Como somosEditar

Somos pessoas com sensibilidades diferentes, objectivos diferentes, personalidades diferentes, formações diferentes, posturas de vida e da arte diferentes, e aceitamos toda a diversidade.

Colocamos o bem-estar psicológico dos colegas acima de todas as outras considerações de produção, dinheiro, ou qualquer outra que seja.

Nós não somos o tipo de pessoas que tem razão e os outros não. Conseguimos ver os pontos de vista das outras pessoas da equipa, e a partir daí resolver conflitos e trabalhar em consenso para alcançarmos os nossos objectivos colectivos.

Não somos o tipo de pessoa que fala dos seus prémios e galardões aos colegas, e achamos isso até de mau tom. Em vez disso, ajudamos os colegas a fazerem os seus filmes sem invocarmos os nossos sucessos pessoais.

Ajudamos os nossos colegas a melhorarem com generosa honestidade dentro do nosso grupo, em espírito de sincera amizade, mas defendemo-los e elogiamo-los publicamente fora do grupo.

Ficamos felizes quando um dos nossos colegas finaliza um filme seu, e ainda mais se o tivermos servido de alguma maneira. Mas logo a seguir pensamos no projecto seguinte.

Em rodagemEditar

Não existem conflitos artísticos; só existem conflitos humanos por solucionar. Pensamos em todos outros como membros duma mesma equipa, e procuramos resolver todos os nossos problemas de rodagem com inteligência emocional, empatia, e humanidade.

Não podemos controlar imprevistos, mas podemos controlar como lhes reagimos.

Um problema é uma solução a resolver em grupo.

Pedir ajuda é um acto de liderança.

O mais complicado dos problemas é descomplicado por uma solução simples.

Filmagem de guerrilha não é agressiva, mas o seu exacto contrário: filmar sem vistos de rodagem é respeitar as comunidades onde filmamos e sermos aceites pelo ambiente humano que nos rodeia. Somos transparentes com as comunidades, e informamos não só os sujeitos a serem filmados como até os observadores das nossas filmagens dos nossos objectivos, mostrando-nos completamente receptivos a esclarecer todas e quaisquer questões que tenham.

Deixamos os locais de rodagem em melhor estado do que os encontrámos, porque nenhum de nós é bom demais para apanhar lixo do chão.

Agradecemos a toda a gente. Não só à nossa equipa, como a todas as pessoas com quem nos cruzamos nas rodagens.

CondutaEditar

Seja generosoEditar

Antes de pedir, veja o que pode oferecer aos outros.

Não precisa de ser um grande produtor hiperconectado para ouvir os projectos e ambições dos seus colegas nesta comunidade, e oferecer algum tipo de contribuição. Pode fazer a ponte com um contacto seu, facilitar um local de rodagem, contribuir com ideias para desenvolver um filme, ou de alguma forma ajudar a dar mais um passo para levar um projecto avante. O mais pequeno gesto ajuda.

Não seja aquele tipo de pessoa que só aparece aos encontros quando quer cravar alguma coisa. Acredite, os membros desta comunidade reparam nos chupistas.

Seja pacienteEditar

Não se estabelecem relações de confiança imediatamente, nem se fazem grandes projectos cinematográficos e audiovisuais na hora. É normal. Alguns profissionais não se sentem confortáveis em dar os seus contactos a quem acabam de conhecer. Dica avançada: não faça passar um papel por todos para que os participantes aí coloquem os seus contactos, tipo pesca de arrasto.

Primeiro, e com calma, estabeleça uma relação de confiança, vendo se têm compatibilidade artística e profissional. Se for o caso, ofereça o seu contacto. Alguns profissionais poderão preferir começar por trocar endereços de correio electrónico, e não o telemóvel. Não leve a mal. Outros profissionais reservam o Facebook para relações estritamente pessoais, por isso não persiga ninguém nessa rede (há quem ache isso assustador).

Seja honestoEditar

Não vale a pena armar-se em importante nem artista do caralho. Ninguém é. Nós sabemos. Isto é Portugal. Não temos indústria. Mas que não seja por isso que não tenhamos uma atitude profissional: se ambiciona ser director de fotografia, por exemplo, diga-nos. Não tenha medo de assumir, em honestidade, o que deseja ser. Estamos aqui para que, juntos, possamos ver o que poderemos fazer por si.

Seja abertoEditar

Fale com todos os outros membros da comunidade, sem quaisquer preconceitos de qualquer natureza, incluindo de estilos e posturas artísticas.

Preste particular atenção aos membros novos que chegam aos nossos eventos pela primeira vez. Faça por acolhê-los e integrá-los. Apresente-se e apresente os recém-chegados à comunidade. Você pode ser a primeira impressão que um membro novo terá da nossa comunidade.

Seja decenteEditar

Esta comunidade não é um clube de engate. Não toleraremos membros denunciados por práticas de assédio sexual. Para mantermos uma cultura de profissionalismo, não discriminamos os cumprimentos por género. Isto é, não se cumprimentam membros do sexo feminino com beijos. Todos se cumprimentam, na nossa comunidade, com um aperto de mão.

Não toleraremos também pessoas que abusem da hierarquia duma equipa de rodagem para cometer actos de assédio moral.

Seja formal ou informal, sério ou divertido, tímido ou extrovertido — seja profissional.