Distribuição

Fonte: Guia dos Cineastas e Actores de Portugal
Revisão em 14h20min de 27 de agosto de 2019 por Pinho (discussão | contribs)

Distribuidores nacionais

Agência da Curta Metragem São de Vila do Conde

Canais de televisão nacionais

RTP No geral, passam conteúdos de produtores independentes, especialmente na RTP2, ainda que não pagando por isso. No entanto, podem permitir cartões para patrocínios. De vez em quando abrem concursos ou consultas de conteúdos para análise de projectos.

Porto Canal Até recentemente, passavam conteúdos de independentes, tal como na RTP, sem remuneração mas com permissão de patrocínios na forma de cartões. No entanto, o Porto Canal deixou de ser propriedade da Media Luso e agora pertence totalmente ao Futebol Clube do Porto. Actualmente, direcção editoral presente e futura do Porto Canal não está clara. Contactos lá dentro e potencialmente interessados nos Cineastas: Pedro Oliveira é operador de DVS, e tem um programa sobre estreias de cinema. Há também um advogado e crítico de cinema no Porto Canal. Júlio Magalhães e Tiago Girão são pessoas com cargos de direcção.

Salas de cinema nacionais

Castello Lopes

Cinemas NOS Anteriormente conhecida como Lusomundo

Festivais

Portais de informação e candidaturas

FilmFreeway

Withoutabox

no entry fee festivals

ICA - Festivais de cinema em Portugal

ICA - Festivais no Estrangeiro

Festhome

Click for festivals

Shortfilmdepot

MoviBeta

FilmFest

Experimental Cinema

CineramaPlus

Evennial

DOCFILMDEPOT

Mediterranean festivals

CIFFT

Animation Festivals

Fest Agent

Film Festivals Deadlines

Festivais do Grande Porto

Porto/Post/Doc

Vídeo a Pedido (VOD)

Netflix «A Netflix só aceita pedidos através de um agente literário autorizado ou de um produtor, advogado, gestor ou executivo da área do entretenimento com o qual a Netflix tenha um relacionamento preexistente».

A Netflix aceita envios não solicitados?

Quer se trate de uma ideia que o cliente acabou de ter, quer se trate de um guião já concluído, a Netflix não aceita ideias ou materiais não solicitados.

Tudo o que nos é enviado, mesmo aquilo que foi por nós solicitado, tem de chegar à Netflix através de um agente literário autorizado ou de um produtor, advogado, gestor ou executivo da área do entretenimento que já tenha um relacionamento com a Netflix.

Como posso fazer chegar a minha ideia às mãos de alguém que trabalha na Netflix?

Se tiver uma ideia, um guião, um argumento ou uma produção já em desenvolvimento e quiser apresentá-los à Netflix, terá de o fazer através de um agente literário autorizado ou de um produtor, advogado, gestor ou executivo da área do entretenimento que já tenha um relacionamento com a Netflix.

Se não puder recorrer a nenhuma destas entidades, a Netflix não poderá aceitar os seus pedidos não solicitados.

Como é que a Netflix encontra ideias para criar ou comprar séries de televisão e filmes originais?

A Netflix utiliza todos os métodos que se seguem para encontrar os conteúdos novos que pretende comprar ou criar:

A Netflix trabalha com uma equipa de executivos e compradores criativos, que recebem sugestões para séries e filmes.

A Netflix tem um relacionamento profundo com a comunidade criativa e com agências de talentos, que propõem ideias para séries e filmes.

A Netflix pode adquirir obras acabadas em festivais de cinema ou outros eventos consagrados.

A Netflix pode criar internamente ideias e contratar argumentistas ou outros criativos para as desenvolver.

FilmIn Empresa espanhola, com muito conteúdo de cinema português independente e de autor. Deverão estar receptivos a longas-metragens da comunidade de Cineastas e Actores do Porto.

Filmin es una empresa que surge de la unión de fuerzas de varias productoras españolas, entre las que se encuentran: Avalon Distribución, El Deseo, Golem, Tornasol, Vértigo Films, Versus Entertaiment, Wanda Visión o Cameo. La plataforma VoD que distribuye contenido relativo al cine independiente y de autor mantiene acuerdos exclusivos con Festivales de Cine que les permiten distribuir en primicia películas inéditas en España. Además, aportan una plataforma de salida para esas películas de cine independiente y de autor que se presentan en dichos festivales. Otro detalle que la diferencia de Netflix es que posee su propio festival: Atlántida Film Festival. Festival que nació en Palma de Mallorca en mayo de 2011 y que celebró en este 2018 su octava edición.[1]